sexta-feira, 1 de abril de 2011

gourami gigante

Osphronemus goramy
Nome Popular: Gourami Gigante, Giant Gourami
Família: Osphronemidae
Distribuição: Ásia: Sua distribuição é limitada a Sumatra, Bornéu, Java, Península Malaia, Tailândia e Indochina. Introduzido em vários países para fins de aquicultura.
pH: 6.0-7.0 dureza: 5-8 temperatura: 20º – 30ºC
Tamanho adulto: 70 cm
Sociabilidade: Pode ser agressivo e predatório, sobretudo quando adulto
Manutenção: Fácil
Zona do aquário: Meio
Aquário mínimo: 150x50x50 – 375L
Alimentação: Onívoro, mas conforme envelhece, precisará oferecer mais vegetais até o ponto em que ele se torna completamente herbívoro. Aceita bem todo tipo de alimento (vivo, liofilizado, congelado, papinha, seco…). Sem embargo, devemos assegurar que os jovens também recebam uma grande quantidade de vegetal.
Características: Gouramis Gigantes jovems são diferentes na aparência de adultos, com uma cabeça estreita e pontiaguda e listras verticais no corpo. À medida que amadurecem, eles desenvolvem uma cabeça mais arredondada e um corpo com listras acinzentadas. Como são os maiores anabantóides, estes peixes precisam de um tanque, espaçoso e bem filtrado, ou então uma lagoa. Por ser tão guloso, come todos os peixes pequenos, de modo que você não pode mantê-lo com as espécies de aquário comum. Coexiste bem peixes do mesmo tamanho, mas os juvenis são agressivos uns com os outros. É recomendado um aquário com mais de 800-1000 litros, com um substrato fino e plantas flutuantes que o protegem da luz. Necessita de muito espaço para nadar, mas também gosta de plantas, por isso deve ser do tipo que permita a passagem entre elas, como o bambu. Será inútil tentar adicionar plantas como a Vallisneria e Hygrophila, pois eles irão comer. É muito importante fazer mudanças de água a cada três dias, pelo menos, embora, é melhor fazê-lo todos os dias. É um peixe inteligente, chegando ao ponto de reconhecer o seu dono.
Reprodução: O adequado será um aquário de 500-1.000 litros, con uma altura como para que el gurami possa se colocar em posição vertical e com a superfície cheia de plantas flutuantes para facilitar a construção do ninho de bolhas. Estes peixes atingem a maturidade sexual aos 6 meses de idade.
Não é necessário subir a temperatura, mas é recomendável que não baixe de 24º nem que supere os 28ºC.
O macho toma seu tempo para fazer o ninho (uma semana ou mais). A fêmea depositará perto de de 1.000-20.000 ovos e teremos que retirá-la. Os ovos eclodirão ao fim de um ou dois dias. Alimentaremos os alevinos com náuplios de artêmia e mais tarde com todo tipo de alimento vivo picado. O macho se encarregará dos ovos e dos alevinos até duas semanas após a eclosão, momento em que precisaremos retirá-lo. Os alevinos crescem depressa.

3 comentários:

  1. o meu aquario explodiu, quando cheguei em casa meu Gourami estava morto ,minha filha anda triste pedindo para trazer outro, não sem onde comprar,pode me socorrer

    ResponderExcluir
  2. o meu aquario explodiu, quando cheguei em casa meu Gourami estava morto ,minha filha anda triste pedindo para trazer outro, não sem onde comprar,pode me socorrer davidmarques94@gmail.com

    ResponderExcluir