quinta-feira, 31 de março de 2011

Lepisosteus

Lepisosteus e Atractosteus, também chamados de Peixe Agulha, Boca de Jacaré ou Gar, são geralmente encontrados na América Central e do Norte, são peixes primitivos e predadores. A família Lepisoteidae é composta por dois gêneros, são eles Lepisosteus e Atractosteus.
Atractosteus, são os Gars mais parecidos com jacaré, por ter sua boca mais larga e serem maiores e mais largos que os Lepisosteus. O Atractosteus spatula disputa a colocação do maior peixe de água doce do mundo, perde somente para o Pirarucu. Existem somente três variedades de Atractosteus. Lepisosteus, são os menores, tendo o bico e o corpo mais fino. O menor Lepisosteus é o Lepisosteus platostomus que costuma ficar com 60cm em aquários mas  podendo alcançar até 90cm em alguns casos.
Os Gars são peixes pacíficos, porém são ótimos predadores de emboscada, comem tudo que couber em sua boca. Na natureza costumam se alimentar de pequenos peixes. Como os membros da família Anabantidae respiram o ar atmosférico, por isso são menos afetados pela amônia, podendo agüentar águas relativamente poluídas. Os gars não toleram bem medicamentos, e em casos de doenças devem ser tratados com sal, elevação de temperatura e trocas de águas.
O pH ideal é alcalino, mas os Gars podem viver em água doce ou salgada, muitos criadores estadunidenses de Gars costumam deixar a água do aquário levemente salgada pelo menos uma dia ao ano para livrar o peixe de parasitas e outras doenças.
Para se criar um Gar num aquário, é recomendado grandes tanques com pelo menos 160x75x50cm para Lepisosteus como os L. platostomus, L. oculatus e o L. platyrhincus (foto).
Evite colocá-los com grandes bagres como as Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus), podem mesmo depois de grande serem comidos se couberem em sua boca, ótimos companheiros são os peixes pacíficos e predadores como outros Gars, Aruanãs, Polypterus, Piramboias, Pangássius, Facas entre outros.
Gars crescem mais rápidos até atingirem o platô, com 25-30cm. Antes de atingirem o platô geralmente com 25cm, eles são muito frágeis, podendo se ferir quando se assustam.
Para que eles alcancem os 25cm rapidamente devemos oferecer bastante espaço e uma alimentação variada, incluindo alimento vivo. Ao alcançar o suposto platô, podemos acostumá-lo a comer rações, pequenos peixes, carne branca e vermelha etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário