quinta-feira, 31 de março de 2011

aruana

O aruanã prateado, Osteoglossum bicirrhosum, algumas vezes apenas aruanã, é um peixe de água doce, ósseo da família Osteoglossidae, comumente mantido em aquário. O termo "Osteoglossum" significa "língua óssea" e "bicirrhosum" significa duas "duas barbas" (do grego).
Peixe teleósteo, da ordem dos isospôndilos ou clupeídeos, da família dos osteoglossídeos coloração cinzento-prateada no dorso, amarelada no abdome, boca com fenda oblíqua, mento com dois barbilhões curtos, escamas muito grandes, prateadas, e nadadeiras dorsal e anal situadas na parte posterior do corpo.
Ambiente: Bentopelágico de água doce, temperatura da água, entre 24 e 32° C, pH entre 4,0 e 6,8.
Dimensões: Tamanho máximo registrado 120 cm e 4,6 kg.
Média resiliência.
Distribuição geográfica: América do Sul, Bacia do Amazonas, principalmente Rios Oiapoque e Rupuni.
 Morfologia
Corpo coberto por escamas muito grandes, barbatanas dorsais e anais fundidas quase com a barbatana caudal. Dois barbilhões na extremidade mais baixa da maxila inferior. Prateado com brilho azulado ou amarelado quando jovem.

Alimentação

Peixe Omnívoro, com tendência a se alimentar de peixes na superfície. Costuma dar saltos fora da água para capturar presas, como grandes insetos, nos galhos mais baixos das árvores, na floresta alagada.
Pode viver em ambientes com baixos níveis de oxigênio dissolvido na água.

Status de conservação

Não incluído no livro vermelho da IUCN. Embora na prática, a pesca predatória, e esportiva, tenham diminuído notadamente suas populações.

 Como peixe de aquário

Peixe que há alguns anos vem ganhando popularidade como peixe ornamental, principalmente na Europa e Japão. Quando em aquário se mostra um animal belíssimo e muito inteligente.

Aquário

O aquário para o Aruana deve ser de grandes dimensões, pelas próprias características do peixe. O peixe em sua fase juvenil tem crescimento muito rápido, necessitando de um aquário de pelo menos 600 litros, para um exemplar. Para dois indivíduos consideremos pelo menos 1000 litros.
Volumes menores que estes, em pouco tempo irão apresentar condições de baixa qualidade de água em virtude dos hábitos alimentares do Aruanã.
A filtragem deve ser superdimencionada, para manter a água em boas condições, para tais aquários são indicados filtros de grande vazão, podendo ser Dry-wet, Canisters, ou filtros de areia fluidizada.
A água deve ser mantida entre 25 e 30° C com pH entre 6 e 6,8, condições que são normalmente encontradas nos habitats naturais deste peixe.
Como alimento devem ser fornecido ao Aruanã pequenos peixes, de preferência não coletados, e sim criados em cativeiro, como Platis, Paulistinhas, etc.
Existem diversos relatos de Aruanãs que foram acostumados a comer rações industrializadas, o que se traduz em melhor qualidade de água no aquário e melhores condições de saúde, uma vez que tais rações industrializadas, quando de boa qualidade, tem nutrientes balanceados, e afetam pouco a qualidade de água.

[editar] Criação em tanques

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário